Visitantes

acesso gratis

QUEM SOU EU

Minha foto
Bragança, Pará, Brazil
Sou um ser em busca do crescimento no campo profissional, na incessante caminhada do querer saber mais e de compartilhar conhecimentos com o próximo. Sou defensora da vida, seja qual ela for, porque todos tem uma função específica neste ecossistema, tenho uma relação íntima com a Mãe Natureza porque dela é que todas as vidas do planeta dependem, por isso procuro deixar o ambiente por onde passo melhor visando o futuro dos outros que virão depois de mim.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MINHA AMIGA OSGA(Hemidactylus frenatus)

Resolvi fazer esta postagem, porque quando cheguei na Vila do Arimbu me deparei com muitos organismos da classe insecta na casa em que estou hospedada, principalmente da ordem aracnídea,o que me deixou muito preocupada, pois não havia visto por lá as osgas domésticas(Hemidactylus frenatus)) que ajudam  no controle das populações dessa classe.Comentei com o dono da casa sobre a ausência das osgas e ele disse que o filho dele matava de vez em quando uma, falei sobre a importância das mesmas naquele espaço, onde exercem um papel de "faxineiras".
Animal que não goza de grande simpatia, pelo seu aspecto pouco atraente, a verdade é que a osga ou osga doméstica (Hemidactylus frenatus) é um réptil com a capacidade extraordinária de se deslocar em paredes, na vertical, incluindo em superfícies lisas, capacidade que tem sido objecto de vários estudos científicos. Como nota pessoal acrescentaria que a osga tem um olhar gentil. Para as moscas e outros insectos é que não será tanto assim. É animal frequente em Portugal e gosta de nos visitar na nossa própria casa. (Extraído de http://obiologoamador.blogspot.com/2008/06/osga-trepadora.html)
Clique para saber mais.
Pois bem, para minha felicidade, ontem pela manhã logo cedo, avistei duas lindas osguinas no  tapete do banheiro , resolvir fazer um clik.






Fiquei curiosa com o comportamento estranho das minhas hóspedes, o que me remeteu várias hipóteses:
  •  Será que estão se beijando?
  • Ou estão travando uma batalha para competir, seja pelo alimento, espaço, ou até mesmo pelo parceiro?
Enfim, deixo aqui o meu questionamento, para posteriores comentários.

VILA DO ARIMBÚ

Só para situar os meus visitantes estou ministrando aulas na vila do Arimbú a aproximadamente 40 km de Bragança, nessa vila encontrei um número considerado de rios, sendo que um deles é o nosso famoso Rio Caeté, que é fonte de inspiração para muitos poetas.
Brevemente estarei postando um pequeno histórico sobre a vila e algumas fotos dos rios.
Gostaria de compartilhar com vocês essa paisagem belíssima que tive o privilégio de admirar na companhia de meu amado, em um dos meus retornos para casa (Bragança) bem cedinho. Olha que maravilha de espetáculo!!!




















                                                                                                                                 (clik de Edgar Reis)