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QUEM SOU EU

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Bragança, Pará, Brazil
Sou um ser em busca do crescimento no campo profissional, na incessante caminhada do querer saber mais e de compartilhar conhecimentos com o próximo. Sou defensora da vida, seja qual ela for, porque todos tem uma função específica neste ecossistema, tenho uma relação íntima com a Mãe Natureza porque dela é que todas as vidas do planeta dependem, por isso procuro deixar o ambiente por onde passo melhor visando o futuro dos outros que virão depois de mim.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O JOGO DA COMPATIBILIDADE

Os alunos das turmas 104 e 105, começaram a confeccionar na semana passada um jogo de cartas de baralho, chamado "Jogo da Compatibilidade", para que  entendam como são realizadas as transfusões sanguíneas.O jogo deverá está pronto na próxima semana e será jogado entre eles.Acredito que dessa forma divertida entenderão melhor o que ocorre numa transfusão sanguínea entre doadores e receptores.
Turma 104 e 105

ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR

Os alunos do 1º ensino médio, turmas 101, 102 e 103, realizaram na semana passada atividades experimentais no labmult sobre osmose macroscópica em células vegetais.Foi uma atividade bastante interessante, pude observar o interesse e o entusiasmo dos alunos realizando essa atividade. Fizeram dois experimentos, todos de osmose vegetal, sendo que um foi com o pimentão e o outro com as folhas da alface. Abaixo segue o roteiro em que realizaram o experimento.
Roteiro de aula prática -Osmose no pimentão  Extraída da Revista Nova escola - Abril 1995
SAIBA MAIS
A osmose é a passagem de um solvente (no caso, a água) através de membranas semipermeáveis (neste experimento a casca do pimentão). A difusão se dá de um meio com menor concentração se soluto(neste caso, o sal) para outro mais concentrado. Este tipo de transporte é chamado de passivo, obedece um gradiente de concentração, logo não há gasto de energia. Esse tipo de processo é muito importante para os seres vivos. A absorção de água pelas raízes de plantas e o trabalho intestinal dos animais , por exemplo, dependem do fenômeno osmótico, diz o professor de Biologia Luiz Antonio Orecchio para a revista Nova Escola.
Fotos dos alunos das turmas 101, 102 e 103 no labmult
EXPERIMENTOS E RESULTADOS
Alunos no Laboratório de Informática resolvendo as atividades no blog

domingo, 29 de agosto de 2010

FÓRMULAS ESTRUTURAIS DOS 20 TIPOS DE AMINOÁCIDOS

Caros alunos, para melhor visualização, entendimento e  responder a 1ª questão da atividade observem este esquema, que mostra as fórmulas estruturais planas dos 20 tipos de aminoácidos.Indique pelo menos cinco tipos e suas respectivas diferenças de acordo com o radical.