Visitantes

acesso gratis

QUEM SOU EU

Minha foto
Bragança, Pará, Brazil
Sou um ser em busca do crescimento no campo profissional, na incessante caminhada do querer saber mais e de compartilhar conhecimentos com o próximo. Sou defensora da vida, seja qual ela for, porque todos tem uma função específica neste ecossistema, tenho uma relação íntima com a Mãe Natureza porque dela é que todas as vidas do planeta dependem, por isso procuro deixar o ambiente por onde passo melhor visando o futuro dos outros que virão depois de mim.

domingo, 18 de setembro de 2011

OSMOSE EM CÉLULA VEGETAL E ANIMAL

Mais uma vez fiz o experimento com o pimentão e alface para vê a osmose em célula vegetal com os alunos do Arimbú. Dessa vez fizemos também com o ovo da galinha, para também observarmos a osmose em célula animal.
Depois de feito um orifício na parte mais fina do ovo e descartado a clara e a gema, os alunos retiraram do outro lado do ovo apenas a casca tendo o cuidado para não perfurar a membrana interna.Pois é por essa membrana que passará a água do copo para dentro do ovo. Em seguida preparou-se uma solução de sacarose com corante em um recipiente e colocou dentro do ovo(apenas um terço do ovo) e mergulhou-o em um outro copo com um pouco de água. Como eu já falei houve uma passagem de água para dentro do ovo o que fez ele afundar. Isso aconteceu porque a solução que estava dentro do ovo era hipertônica e para equilibrar a solução houve passagem de solvente de dentro do copo para dentro do ovo.
O citoplasma da célula animal é uma solução aquosa, em que a água é o solvente e as moléculas dissolvidas (sais, proteínas, etc.) são os solutos. No ambientes as células de água pura contem apenas solvente (água) enquanto nas células animais as moléculas de água dividem espaço com as moléculas de solvente. Quando as comparamos o citoplasma celular é uma solução mais concentrada do que a água pura, ou seja, é hipertônico em relação a água. Por outro lado a água pura é um meio hipotônico em relação ao citoplasma. Podemos observar que moléculas de água passam livremente através da membrana celular, pois ela é uma membrana semipermeável e por isso só permite a passagem do solvente.
Assim como na célula vegetal, na célula animal também ocorre osmose porém nela por não conter parede celular esta tende a morrer com mais facilidade pois pode estourar ao penetrar muito solvente.

Osmose
Fonte: Amabis e Martho, Conceitos de biologia, Ed. Moderna.





















2 comentários:

  1. ' fizemos essa experiência da alface e do pimentão , e ao ver os alunos contentes me bateu saudade da época em que nós fazíamos essas atividades .. parabéns pelo seu ótimo trabalho .

    ResponderExcluir