Visitantes

acesso gratis

QUEM SOU EU

Minha foto
Bragança, Pará, Brazil
Sou um ser em busca do crescimento no campo profissional, na incessante caminhada do querer saber mais e de compartilhar conhecimentos com o próximo. Sou defensora da vida, seja qual ela for, porque todos tem uma função específica neste ecossistema, tenho uma relação íntima com a Mãe Natureza porque dela é que todas as vidas do planeta dependem, por isso procuro deixar o ambiente por onde passo melhor visando o futuro dos outros que virão depois de mim.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

EVOLUÇÃO (2ª série - turmas 104 e 105)

Um ser humano nasce de outro ser humano. Um pinheiro nasce da semente de outro pinheiro. Uma galinha nasce de um ovo posto por outra galinha. Todavia, quando nasceu o primeiro humano, o primeiro pinheiro, a primeira galinha? E como ocorreu a evolução da vida na terra?Questões polêmicas como estas são abordadas há muito tempo e ao longo da evolução científica vem surgindo hipóteses e teorias que são ou não refutadas.Discutiremos aqui as teorias e evidências evolutivas, argumentos fortemente corroborados pelo estudo comparativo das espécies primitivas e as atuais.
Acesse e com muita atenção vamos entender as idéias dos defensores da Teoria Evolucionista.

29 comentários:

  1. eu entendi que lamarck diz que as espécies se adaptam de acordo com o meio em que vivem. Isso quer dizer que ele achava que as espécies se modificavam de acordo com o meio ambiente, se o meio ambiente se modificava o individuo também iria se modificar.Com isso as espécies que se modificavam sobreviviam e repassavam suas caracteristicas as seus descendentes.
    Já o Darwin diz que nas espécies tem individuos mais fortes e individuos mais fracos.Com isso o meio seleciona os mais fortes, e os mais fracos não conseguem sobreviver.
    Wagner Miranda(105)

    ResponderExcluir
  2. Lamarck formulou duas teorias que foi a lei do uso e desuso e a lei dos caracteris adquiridos.
    A lei do uso e desuso falava que se não for usado um determinado orgão o membro do corpo, com o passar do tempo, ele iria perder sua utilidade, e a lei dos caracteres adquiridos era que a parte do corpo que não era mas usado, as gerações seguintes não teriam mais esta parte.
    Darwin disse que só os organismos mais fortes teriam chance de sobreviver, e o meio selecionaría os mais adaptados para que ao longo das gerações repassariam aos descendentes.
    Claudiomar de Jesus da Silva
    Flávio Soares Miranda sala:

    ResponderExcluir
  3. Nós entendemos que lamarck acreditava que se um determinado orgão não for usado, ao passar do tempo ele vai perder sua utilidade.
    Darwin argumentava os organismos mais bem adaptados ao meio tem maiores chances de sobrevivência,deixando um numero maior de decendentes.
    alunas;natalia cristina
    Ilaila
    sala;105

    ResponderExcluir
  4. entendemos as teorias de lamarck e darwin
    tipo, lamarck tinha 2 teorias
    a do uso e desuso ,se voce tem algo e não ele atrovia,é meio assim e a da transmissão do caracteres, tem o exemplo da girafa , que os seus pescoços eticaram por causa do exercicio de esticar o pescoço para pegar os alimentos e tambem a teoria de darwin que falou que os seres que tem varição positiva se adaptam melhor, é como se fosse a lei do mais forte, o mais forte sobrevive.

    brenda melo
    antonio rayan
    sala 105

    ResponderExcluir
  5. na aula de evolução aprendemos sobre varias teorias evolutivas em principal as teorias de lamarck e darwim.
    lamarck tentou explicar sobre a evoluçaõ através de duas teorias, a lei do uso desuso, e a aherança dos caracteres adquiridos. a lei do uso desuso determona que se uma parte do corpo for bastante usada, ela irá se hepertrofiar-se, se for menos uasada deve-se atrofiar-se ou até mesmo desaparecer. e alei dos caracteres adquiridos determina que se uma característica adquiridaou perdida durante a vidapoderá ser transmotida aos decesdentes.
    Com o tempo surgiu darwin que trouxe outras teorias evolutivas e aprincipal dela é a seleção natural, que diz que numa populaçaõ existem índividuos com variações favoraveis e individuos com variações desfavoraveis
    caso ocorra algum problema dentro do ambiente em que vivem, ira sobrevover apenas os mais aptos, ou seja os com variações favoraveis.
    com o tempo esses individuos irão se tornando diferentes e formando novas espécies.
    (marcos jose, jessica souza e thais fernanda, sala:105)

    ResponderExcluir
  6. Pode-se entender que a teoria de Lamarck e fundamentada em dois aspectos, O uso e desuso e os caracteres adquiridos.
    Os caracteres adquiridos que era a tendência dos seres para um melhoramento costante rumo à perfeição, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos; esta tendência seria uma força externa, semelhante a atração gravitacional, que se agisse isoladamente geraria um linha contínua e progressiva. Porém, esta tendência não atua sozinha na evolução. O uso e desuso que quando unida com a transmissão dos caracteres adquiridos provoca desvios na linha evolutiva.
    Já Darwin contou que nas espécies existiam orgãos fortes e fracos, e acreditava que os fortes se adapitavam melhor e os fracos eram faceis de morrer.

    Dupla: Pablo cristian n°25
    Paulo vinicius n°28

    ResponderExcluir
  7. ALUNAS:THAISE LUISA N:35/ PAULA LETICIA N:26
    LAMACK:Falava que os seres vivos vão se desenvolver determinados orgãos de nacordo com as suas necessidades de sobrevivencia.
    Um exemplo e4 o caso da girafa que com a necessidade de alcançar os alimentos(folhagem)que estavam mais alto tinham que esticar o pescoço com isso se alongou. Pois isso e uma caracteristica adquirida com o tempo foi sendo transmitido aos seus descendentes.
    e com o uso e desuso de determinada parte do seu corpo sua tarnsmissão aos seus descendestes, com tudo isso ouve a evolução da especie.
    DARWIN:Adimitiu que a transformaçães que ocorriam com a especie eram alterações daquelas ja existentes.
    Darwin desconhecia as causas que levaria as especies a se modificarem.
    Ao ler um trabalho de Thomas Matheus que falava da população. e com essa obra Darwin elaborou sua teoria da seleção natural no qual conclui que todos os organismos que nascem nem sempre apresentam condições de sobrevivencia.
    E com isso so sobrevivem apenas aqueles com maior capacidade de adaptação as suas condições naturais e assim estes se reproduzem deixando descendentes fertes.

    ResponderExcluir
  8. Alunas:Jessica Sousa N:15 / Rannielly Gonçalves N:
    Lamack afimava que que a evoluçao da especie tende a se desenvolver ao longo do tempo de acordo com as suas necessidades de sobreviencia.
    Darwin afirmava que todos os organismos que nascem nem sempre apresentam condições de sobrevivencia.E o caso da sobrevivencia so sobrevivem os mais fortes.

    ResponderExcluir
  9. ALUNAS:Camila Tavares n°05/ Nayanne Michelly N°23/ Talissa Michely...
    Lamarck tinha simplesmente duas teorias a do uso e dususo e a dos caracteris adquiridos, ou seja que o nao uso de um determinado membro do corpo depois de um certo tempo iria perder a sua utilidade... e segundo a lei dos caracteris adquiridos a parte do corpo que nao se usava mais as futuras gerações nao iriam mais ter esta parte.
    segundo Darwin os organismos mais fortes tem a tendencia de maiores chances de sobrevivencia deixando um maior numero de descendentes para as futuras gerações.

    ResponderExcluir
  10. alunas: Fernanda Luiza/Polyana Barros
    sala:104

    Lamarck deu origem a dois principios que são:
    Lei do USO e DESUSO e a Lei das caracteristicas adquiridas,a Segunda Lei tem como exemplo a teoria da girafa,naquela epoca as arvores eram muito altas e as girafas tinham os pecoço pequeno e para alcançarem os alimentos que ficavam no alto tinham q se esticar e com isso ficaram com o pescoço longo e suas outras geraçoes se adaptaram assim !

    Teoria de Darwin:Arfirmavam que as especies tinham que lutar pra sobreviver por isso os mais fracos nem sempre sobreviviam e os mais fortes como ja iam se adapdando a esse tipode vida seus descendentes eram mais fortes e alei

    ResponderExcluir
  11. TEORIA DE LAMARCK.
    A LEI DO USO,QUE É O ÓRGÃO Q SE DESENVOLVE MAIS E ELE É BASTANTE USADO.
    OUTRA LEI É A DO DESUSO.ÓRGÃO Q É BASTANTE DESENVOLVIDO E É POUCO USADOE ACABA ATROFIANDO.
    ELE FALA TAMBÉM DAS CARACTERISTICAS Q PASSAM DE GERAÇÃO PARA GERAÇÃO.
    E COM O EXESSO DO SOL NOSSO CORPO AUMENTA
    A PRODIÇÃO DE MELANIMIA.
    TEORIA DE DARWIN
    ELA RETRATA DA VARIAÇÃO POSITIVA A PESSOA TEM MAIS CHANCE DE SOBREVIVER E Q AS ESPECIES Q EXISTEM HOJE SURGIRAM DE SEUS ANCESTRAIS.
    NEODARWINISMO
    TRATA DAS MUTAÇÕES
    ELA OCORRE POR CAUSA DA ALTERAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO NA ESTRUTURA DO DNA.
    ALUNA:
    BÁRBARA ALESSANDRA
    SALA 104 SERIE 2°ANO

    ResponderExcluir
  12. Na ideia apresentada por Lamarck ele propõe duas leis a primeira do uso e desuso que diz que o uso em grande escala de uma parte do corpo causa a hipertrofia e o desuso causaria a atrofia e a segunda que essas caracteristicas passariam para seus descendentes.

    breno renan/N:04 sala:105

    ResponderExcluir
  13. O Neodarwinismo é uma teoria que surgiu após a teoria de Darwin, esta nova teoria explica os mecanismos que reagem a evolução dos seres vivos e esta associado coma lei da seleção natural e genetica moderna.
    Na lei do Neodawinismo o fenômeno da mutação pode ser definida como qualquer alteração do material genético,seja ela na estrura da moleculas de DNA ou na estrutura ou numero de cromossomos.As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida por fatores endógenos.

    ( Marcos José ,Jéssica Solsa e Thais Fernanda) sala 105

    ResponderExcluir
  14. O neodarvimismo explica a evolução a evolução dos seres vivos. Antes da genética ser descoberta Darwin não sabia explicar o porquê da variabilidade dos seres vivos. Com a descoberta da genética moderna ele pode explicar porque os seres vivo apresentam a variabilidade que é a mutação ou a recombinção genética. O meio seleciona seleciona os seres que apresentam variações genéticas favoraveis, quer dizer tornam individuos mais adaptos, essas variaçõs são transmitidas as geraçõs seguintes.
    Wagner Miranda (105)

    ResponderExcluir
  15. alunos:elyanne tavares n 09
    victor marcelo n 38
    (postado com email do marcos josé)
    entendemos que com o passar do tempo as especies tende á se desenvolver de acordo comas suas necessidades para a sua sobrevivencia, entendemos que a teoria de lamarck é fundamentada em dois aspectos o de uso e desuso que quando se unem provocam desvio na linha evolutiva.
    já darwin afirma que nem todos os organismos nascem com condições de sobrevivencia no caso só sobrevive os mais fortes .

    neodarwinismo

    É uma teoria que surgiu após a teoria de darwin com as descobertas genética moderna.Quando darwin formulou sua teoria , não tinha conhecimento profundo sobre os mecanismos de hereditariedade. Esta nova teoria explica o mecanismo que reagem a evolução dos seres vivos e estar asssociada com a lei da seleção natural . com atual tecnologia o homem é capaz de modificar a geneticamente um ser vivo é selecionado para satisfazer seus interesses no decorrer do tempo no combater a diversos bactéroses que vem selecionando bacterias mutates.

    especiação

    É o fenomeno pelo qual novas especies são formaqdas parti de uma especie ancenstral .
    duas caracteristicas : mecanismo pré-zigoticos, é uma incompartibilidade enter osorgãos reprodutores.
    Mercanismo pós-zigotico, é uma mordalidade de embrião após a fecundação.

    ResponderExcluir
  16. Neodarwinismo
    Quando Darwin formulou sua teoria ele não soube explicar a variabilidade dos seres vivos. Com os avanços da genética, começou a exclarecer quais os mecanismos que podem fazer com que os seres vivo apresentem a variabilidade.
    O meio ambiente seleciona os individuos mais genéticamente adaptados às condições,e isto são passados de gerações em gerações.
    (Claudiomar e Flavio) sala: 105

    ResponderExcluir
  17. (sala;105)-johnny de sousa e juliene sales

    Para jean Lamarck as especies podem se modificar ao longo do tempo mediante a dois principios:A lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adiquiridos.Uso tende a se desenvolver ao longo do tempo, e desuso,por ser um orgão pouco exigido; tende a ser atroficar.
    Para Darwin,dentro das especies existem variação,podem nascer com variaçoês positivas que os tornam mais adaptadas ao meio em que vivem, e os com variaçoês negativas, que os tornam menos adaptados.
    O neodarwinismo- É a corrente cientifica mais aceita para explicar os mecanismos que regem a elovução dos seres vivos.

    ResponderExcluir
  18. LAMARCK: segundo lamarcko que era usado se desenvolvia e quando não era usado se tornava inutil,essa era a lei de uso e desus.
    DARWIN: de acordo com darwin as especies não são iguais,e os mais fortes que se adaptam ao meio e conceguem reproduzir mais de suas especies dando continuidade,e os que não se adaptam ficam vuneraveis e não conceguem da continuidade a sua especie.
    NEODARWINISMO: o neodarwinismo pode explicar quais os mecanismos que fazem com que o seres apresentem variabilidade e mutações geneticas, que apresentão variações géneticas favoraveis,isto e as variações que tornam o individuo mais adaptado.
    alunos: jaysom soares
    adriana thaína

    ResponderExcluir
  19. Já Darwin diz que dentro de uma espécie á individuos com variações positivas que o ajudarian em sua adaptação e negativas que o prejuldicarião.E diz que o meio natural seleciona os que tem a melhor adapitação.

    ResponderExcluir
  20. O neodarwinismo é a corrente cientifica mais aceita para explicar a evolução dos seres humanos. Associa a idéia de seleção natural de Darwin com as descorbertas da genetica moderna. No seculo XX com os avanços da genetica moderna pôde-se explica que o meio seleciona individuos e as suas variações são transmitidas a gerações seguintes.
    Então, ao longo do tempo agricultores selecionaram novas variedades de plantas apartir de manipulações genéticas de uma variedade selvage. Exemplo: a da chamada mostarda-selvagem, o homem obteve o repolho, a couve-flor, brocolis e a couve.
    O DDT: inseticida organoclorado foi muito usado no combate a pragasque afetavam as plantações, acabou por selecionar variedadesmutantes resistentes, aumentando risco de contaminação ambiental, uma vez que o DDT é muito estavel, se beocomula e é pouco biodegradável.

    ResponderExcluir
  21. Dupla: Mayana e Joandra. sala: 104 série: 2º ano
    Agente entendeu que os dois tinham idéias totalmente contrarias.
    Lamarck tinha em si que as espécies se adaptavam ao lugar onde moravam.
    Darwin já pensava totalmente contrário, ele dizia que as espécies se constituem de variações positivas e negativas e por isso surgem novas espécies.

    ResponderExcluir
  22. Alunas: Suinara e Danielle. sala: 104 série: 2ºano
    Bom pelo que agente entendeu os dois tem idéias totalmente contrárias.
    Lamarck diz que as espécies se modificam de acordo com o lugar onde vivem, se adaptando assim ao lugar que moram.
    Darwin fala que as espécies não se modificam por se adaptarem ao lugar que vivem e sim por existir dentro das espécies variações positivas e negativas, formando assim várias especies de uma só.

    ResponderExcluir
  23. Segundo Jean Baptiste Lamarckiste que lançou suas idéias em torno da evolução, que podem se modificar ao longo do tempo mediante a dois princípios:
    A lei do uso e desuso e a Lei dos Caracteres adquiridos
    Já o Charles Robert Darwin, que lançou em seu livro A origem das espécies suas idéias revolucionárias sobre a evolução dos seres vivos.Durante cinco anos ele percorreu varias regiões do planeta e coletou muitras amostras de animais, fosseis, e vegetais..
    Pode observar a fauna e flora...
    Alunos: Luanna e Joao Gustavo sala: 104

    ResponderExcluir
  24. Nome: Milene Caroline N:33
    Marcos Vinicius N:29
    Série:2º Sala:104

    LAMARCK

    -Lei do Uso e Desuso: Diz que os individuos perdem as suas caracteristica que não são utilizdos e desenvolvem as caracteristica que necessitam.
    -Lei das caracteristicas adquiridas: A 2º é semelhante a 1º. Lamarck retrata do uso e desuso de partes do corpo provocam alterações no organismo do individuo, e essa alterações podem ser transmitidas às gerações seguintes.

    DARWIN

    - Retrata-se do fato de que os seres vivos sofrem mutações genéticas (para se adaptar) e podem passá-los aos descendentes.

    NEODARWINISMO

    - O Neodarwinismo foi uma adaptação da teoria de Darwin, que diz que mutações e recombinações genéticas causam as variações entre individuos sobre as quais age a seleção natural.

    ResponderExcluir
  25. Eu entendi que O naturalista Jean Baptiste Lamarck Lançou suas principais idéias em torno da evolução das espécies, que, segundo ele, podem se modificar ao longo do tmepo mediante a dois princípios:
    Lei do uso e desuso e a Lei dos caracteres Adquiridos
    E Charles Robert Darwin, Em seu livro de 1859, a origem da espécies lançou suas idéias revolucionárias sobre a evolução dos seres vivos.Ele percorreu varias regiões do planeta e pôde coletar muitas amostras de animais, vegetais e fósseis.Observou a fauna e flora com detalhes.

    ResponderExcluir
  26. Eu entendi que o naturalista Jean Baptiste Lamarck Lançou suas principais idéias em torno da evolução das espécies, que, segundo ele, podem se modificar ao longo do tmepo mediante a dois princípios:
    Lei do uso e desuso e a Lei dos caracteres Adquiridos
    E Charles Robert Darwin, Em seu livro de 1859, a origem da espécies lançou suas idéias revolucionárias sobre a evolução dos seres vivos.Ele percorreu varias regiões do planeta e pôde coletar muitas amostras de animais, vegetais e fósseis.Observou a fauna e flora com detalhes.

    Alunos: Luana de paula e joão gustavo
    sala: 104

    ResponderExcluir
  27. Alunos:Ian Castro/Wandeson Vinicios ====> Sala:105

    Charles Darwin elogiou Lamarck na terceira edição da A Origem das Espécies por ele apoiar o conceito da evolução e por ter contribuído para o divulgar. Darwin aceitava a ideia do uso e do desuso, e desenvolveu a sua teoria da pangenese em parte para explicar esse fenômeno. Não foi Darwin que refutou a teoria dos caracteres adquiridos, mas sim a descoberta dos mecanismos celulares da hereditariedade e da genética Charles Darwin elogiou Lamarck na terceira edição da A Origem das Espécies por ele apoiar o conceito da evolução e por ter contribuído para o divulgar. Darwin aceitava a ideia do uso e do desuso, e desenvolveu a sua teoria da pangenese em parte para explicar esse fenômeno. Não foi Darwin que refutou a teoria dos caracteres adquiridos, mas sim a descoberta dos mecanismos celulares da hereditariedade e da genética.

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi que Darwin tinha a idéia de que as espécies era submetidas em um processo de seleção natural onde os que eram mais aptos a viverem no ambiente onde viviam conseguiam sobreviver, já os que não tinham acabavam mortos ou até mesmo extintos. Lamarck já dizia que as espécies se adaptavam no ambiente onde coexistiam, por exemplo, as iguanas-marinhas de galápagos que viviam mais perto do mar, que precisavam buscar alimentos no fundo o mar adquiriram com o tempo maior fôlego, deixando assim pro seus descendentes.

    Rodrigo Malcher (104)

    ResponderExcluir
  29. Bom...achei esse assunto sobre evolução interessante, tipo, quando lamarck explica sobre a necessidade de adaptação de um órgão, e as características adiquiridas pelo uso ou desuso de uma estrutura. essa parada aí da girafa também é uma explicação que tem fundamento né...que devido a necessidade de se alimentar ela ganhou essa caracteristica.E sobre Darwin que lançou suas idéias sobre a evolução dos seres vivos, dizendo que nem todos os individuos da mesma epécie são iguais e que os que naum se tornam mais adaptos ao ambiente naum sobrevivem. E eles naum sofrem essas adaptações por necessidade, mais pq são mais adaptos a tais mudanças'

    ResponderExcluir