Visitantes

acesso gratis

QUEM SOU EU

Minha foto
Bragança, Pará, Brazil
Sou um ser em busca do crescimento no campo profissional, na incessante caminhada do querer saber mais e de compartilhar conhecimentos com o próximo. Sou defensora da vida, seja qual ela for, porque todos tem uma função específica neste ecossistema, tenho uma relação íntima com a Mãe Natureza porque dela é que todas as vidas do planeta dependem, por isso procuro deixar o ambiente por onde passo melhor visando o futuro dos outros que virão depois de mim.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Motivação para estudar

Caríssimos alunos, o momento da culminância das avaliações chegou, sabemos que ela é apenas o complemento de todas as atividades que vocês já fizeram ao longo do bimestre. Tudo o que precisam é de concentração e disposição para colocar em prática o que aprenderam ou que ainda aprenderão quando estiverem revisando os conteúdos aplicados. Leiam o texto abaixo e reflitam sobre o mesmo e BOAS PROVAS À TODOS.

» Como estudar

Este material foi uma sugestão oferecida pelo Prof. Zeni

Introdução/Motivação

1. Os professores em geral, esquecem que seu principal papel é "ensinar a aprender".
Ensinam tudo, menos como se estuda. Quem deve ensinar os alunos a estudar?

2. Estude porque aprender é construir sua personalidade.
Estude porque aprender é uma aventura.

3. Pense sempre que não é difícil aprender. Se milhares de estudantes estão agora aprendendo, porque você não haveria de aprender também?

4. Não julgue que você aprende algo sem se interessar. Procure criar interesse.
Escreva uma relação de motivos por que deve estudar cada disciplina.
Dê utilidade ao que estuda. Procure usar o que aprendeu.

5.Faça da escola apenas um lugar onde você se orienta sobre o que estudar.
A parte principal do estudo é a que você faz por sua própria conta.
Quanto mais independente você ficar do professor, maior o seu progresso intelectual.
Na vida você não terá professor.

6. A aprendizagem é como uma corrente: cada elo seguinte depende do elo anterior.
Quando encontrar uma dificuldade, procure o elo que está faltando.
Se você não consegue aprender alguma coisa, não é por falta de inteligência: É que falta aprender algo que serve de base para a nova aprendizagem.

Organização

7. Fixe o lugar e as horas em que estuda. Isto o ajudará a se habituar com seu estudo.
Organize um horário não só de estudos, mas de todas as atividades.
Não estude sem resolução e energia. Quando resolver estudar, faça-o a todo vapor.

8. Antes de começar, escreva alguns objetivos. O que deseja conseguir:
Ter idéias gerais sobre o assunto? Resolver um problema?
Obter informações específicas? Fazer um esquema? Rever a lição?

9.Não seja muito ambicioso. Realize pequenos objetivos de cada vez.

10. Não faça longos períodos de estudo. Não queira aprender tudo de uma vez.
Aprenda bem um pouquinho e veja como isso contribuirá para continuar aprendendo.
Você é como um carburador de automóvel: "depois de afogado não pega mais."

11. Não faça períodos de estudo muito curtos. Assim você desperdiça o esforço que foi necessário para "esquentar o motor" ( obter concentração ).

12. A manhã é a melhor hora para estudar. No fim da tarde ou início da noite também.
Evite estudar logo após as refeições.

13. Prepare seu "equipamento" para estudo: livros, papeis, canetas, lápis, dicionários, etc...
Cuide também do ambiente (luz, calor, vento, ruídos, etc...).
Não deixe que as circunstâncias atrapalhem seus estudos.

14. Quando iniciar os estudos, avise a todos em casa: "vou estudar".
Não interrompa seus estudos por qualquer coisa.
Convença-se de que estudar é um trabalho pesado.

15. Veja se relembra fatos relacionados ao que está lendo.
Isto é o que se chama "amarrar o novo ao antigo".

16. Comece o estudo de uma nova lição com uma "leitura de reconhecimento".
V á até o fim da lição, não pare no meio.
Depois, faça uma divisão da lição em tópicos. Elabore um índice de quais tópicos que devem ser estudado, um levantamento das palavras-chaves, etc...

17. Durante o estudo, faça desenhos, diagramas, esboços do assunto.
A visualização facilita muito a compreensão e ajuda a fixação.
Uma imagem vale mais que mil palavras.

18. Após estudar, adote as seguintes técnicas:
Faça um questionário para você mesmo responder;
Faça um esquema/índice do que estudou.

19. Decorar é um subproduto de compreender, e não o contrário.
Veja se sabe aplicar o que você aprendeu em um caso (ou exercício) diferente.

20. As vezes você pensa que não está aprendendo apesar do esforço que faz. Pura Ilusão!
A aprendizagem está sendo acumulada, quando você menos esperar ela pode jorrar
como uma fonte.

21. As partes ajudam a aprender o todo, mas o todo é que traz a compreensão das partes.
Uma casa é feita de um monte de pedras, mas um monte de pedras não é uma casa.
Procure compreender as definições, os princípios, a regra geral.

22. O pior processo para aprender algo é ler e reler o texto simplesmente.
Faça sempre resumos, sínteses, julgamentos, avaliações.

23. Leia jornais, revistas e livros (outros que livros didáticos).
A leitura vai enriquecer sua linguagem, o que é fundamental para os estudos.
Também, a leitura vai lhe trazer outras informações e "abrir seus horizontes".
Os alunos que lêem tem "outra mentalidade".

Relacionamento

24. Quando não gostar de uma disciplina, procure analisar o por que.
Se você acha que o professor não sabe ensinar, mostre que mesmo assim você consegue aprender.

25. As desculpas quase sempre não são razões verdadeiras.
São máscaras com que nos defendemos para não enfrentar a verdade.
Enfrente a dificuldade e faça o que puder, da melhor maneira.

26. Não seja tímido. Não diga "estou com vergonha". Diga: "eu não sei bem este assunto".
Faça perguntas (apropriadas e oportunas) --- mesmo que os colegas reajam.
É obrigação elementar do professor responder perguntas.

27. Para ouvir uma aula é preciso esforço consciente.
Fique ouvindo como quem discute com o professor.

28. Estude em grupo, com mais alguns colegas (de 2 a 4).
Duas cabeças pensam melhor que uma. Converse sobre o que foi estudado.
Mas não deixe ser "levado pelo grupo",
É conveniente ter feito um estudo individual antes de fazer um estudo em grupo,

29. Ensinar a um colega é a melhor forma de aprender.

30. Verifique o que não entendeu, MAS verifique também o que já sabe.
O bom resultado estimula a aprender mais.
Lembre-se do tanto que você já aprendeu.

Extraído de:
http://www.unoeste.br/fipp/gapa/comoestudar.htm

Um comentário:

  1. Adorei as dicas. Aproveitei para postar no meu blog o link do material que vc pediu (O slide com as orientações de organização de pesquisa)Vc pode encontrá-lo na categoria Slides ou em Dicas da Biblioteca. Pode usar e abusar dele. Aproveitei para jogar um link para o teu blog (sem autorização) rsrs.
    Beijão.

    ResponderExcluir