Resolvi fazer esta postagem, porque quando cheguei na Vila do Arimbu me deparei com muitos organismos da classe insecta na casa em que estou hospedada, principalmente da ordem aracnídea,o que me deixou muito preocupada, pois não havia visto por lá as osgas domésticas(Hemidactylus frenatus)) que ajudam no controle das populações dessa classe.Comentei com o dono da casa sobre a ausência das osgas e ele disse que o filho dele matava de vez em quando uma, falei sobre a importância das mesmas naquele espaço, onde exercem um papel de "faxineiras".
Animal que não goza de grande simpatia, pelo seu aspecto pouco atraente, a verdade é que a osga ou osga doméstica (Hemidactylus frenatus) é um réptil com a capacidade extraordinária de se deslocar em paredes, na vertical, incluindo em superfícies lisas, capacidade que tem sido objecto de vários estudos científicos. Como nota pessoal acrescentaria que a osga tem um olhar gentil. Para as moscas e outros insectos é que não será tanto assim. É animal frequente em Portugal e gosta de nos visitar na nossa própria casa. (Extraído de http://obiologoamador.blogspot.com/2008/06/osga-trepadora.html)
Clique para saber mais.
Clique para saber mais.
Pois bem, para minha felicidade, ontem pela manhã logo cedo, avistei duas lindas osguinas no tapete do banheiro , resolvir fazer um clik.
Fiquei curiosa com o comportamento estranho das minhas hóspedes, o que me remeteu várias hipóteses:
Fiquei curiosa com o comportamento estranho das minhas hóspedes, o que me remeteu várias hipóteses:
- Será que estão se beijando?
- Ou estão travando uma batalha para competir, seja pelo alimento, espaço, ou até mesmo pelo parceiro?
Enfim, deixo aqui o meu questionamento, para posteriores comentários.
Bonitas suas amigas. Eu ainda não consegui fotografar uma, sempre as encontro nas paredes. Muito bacana teu post. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!Essa é a diferença quando sabemos a importância desses bichinhos e de todos os outros no ambiente.
ResponderExcluir