Ciclo de vida
View more presentations from katemayre.
Com base no assunto estudado, comente sobre as seguintes questões:
1ª) (UFSCar-SP) O grande sucesso das gimnospermas e das angiospermas pode ser atribuído a duas importantes adaptações ao ambiente terrestre. Responda:
a) Quais são estas duas adaptações?
Qual dessas adaptações permitiu a classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas? Justifique.
2ª) (UFRJ) As flores que se abrem à noite, como por exemplo a dama-da-noite, em geral exalam um perfume acentuado e não são coloridas. As flores diurnas, por sua vez, geralmente apresentam cores mais intensas. relacione essa adaptação ao processo de reprodução desses vegetais.
3ª) (Fuvest-SP) "O grão de pólen não é o gameta masculino da planta". Justifique essa afirmativa.
Trabalho de Biologia (Brenda e Emanuelly) Sala:107
ResponderExcluir1-a-O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos.Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio.
O outro grupo das Angiospremas é composto por plantas com sementes e com frutos.Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes.
*
b-Fanerógamas são aquelas plantas que têm a estrutura produtora de gametas bem visível, na prática estas estruturas produtoras de gametas são as frutas, sementes e flores.
Como as angiospermas produzem frutas, flores e sementes e as gimnospermas produzem sementes, elas são chamadas de fanerógamas.
4-Existe um processo de cooperação, de co-evolução entre a planta e seus polinizadores.
A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização.
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
1ª)Resposta: A)- Porque não precisam da água para se reproduzirem. E possuem sementes desenvolvidas
ResponderExcluirB)-A segunda, pois a gimnospermas possuem sementes nuas, e na angiospermas a semente é protegida pelo fruto.
4ª)Resposta: As angiospermas se reproduzem através da polinização feita por insetos e alguns animais. E uma das maneiras de atrair esses, foi através do perfume que exalam e pelas cores intensas que possuem. Com isso a dama da noite precisa exalar um perfume intenso para atrair os insetos, e as cores intensas são mas predominantes em flores diurnas.
5ª)- Isso porque ele abriga gametófito masculino imaturo. Transformando-se em maduro apenas quando chegar ao óvulo, pois germinará e desenvolverá o tubo polínico.
Alunas: Greicy Kelly Pfeiff
Maria Clara Silva Costa
Sala: 107
1ª) A) Gimnospermas - a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas ocorreu com o surgimento de elementos que permitiram a fecundação sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino.
ResponderExcluirAngiosperma - As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequencia da heteroporia,que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino e outro femenino.
B) A adaptação dos sistemas reprodutoras, as gimnospermas não possuem frutos as sementes são nuas e angiospermas possuem frutos e as semnetes são protegidas por núcleos.
Alunos: Jorge, Pedro e Jaynne
1) A)Independencia da agua para a fecundação,devido a formação de tubo polímico e formação de sementes .
ResponderExcluirB)A formação de sementes:por que em gimnospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto ,o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
Alunas:BIANCA GOMES E JOSIMERE DA SILVA
1º):
ResponderExcluirA) O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos. O nome Gimnosperma tem duas partes que vem do grego : gmnos = nu e sperma = semente. Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.
O outro grupo das Angiospremas é composto por plantas com sementes e com frutos. Também, o nome Angiosperma é feito de duas partes gregas : angio = vaso e sperma= semente. Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes. Exemplos: a mangueira, a rosa, a grama e a orquídea.
B) Fanerógamas são aquelas plantas que têm a estrutura produtora de gametas bem visível, na prática estas estruturas produtoras de gametas são as frutas (os), sementes e flores.
Como as angiospermas produzem frutas, flores e sementes e as gimnospermas produzem sementes, elas são chamadas de fanerógamas.
4º): Existe um processo de cooperação, de co-evolução entre a planta e seus polinizadores.
A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
5º): --------------------------
(Vanessa Corrêa Lima, Valdir Assis dos Reis Filho, Sala: 107)
(Sala:107 Série:3º Alunas: Lunara Sonayra e Milena Gabriela)
ResponderExcluir1-a)
Ocorre com o surgimento de lementos que permitiram a fecundação sem a necessidade de água para o deslocamento do gameta masculino. Os pólens podem ser transportados também por animais, dependendo da espécie. As flores geralmente possuem nectáres ao se alimentarem no nécta os animais acabam atuando como elemento polinizadores.
B)
1°)
ResponderExcluira) Independência da água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
b) A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
4°)
5°) Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
ALUNOS:LUIZ FERNANDO DE ARAUJO JUNIOR
PAULO HENRIQUE
ALAN SOUSA
SALA:107
1°a)formação de sementes e tubo polinico
ResponderExcluirb)é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, oque não ocorre com as sementes de gimnopermas que são (nuas)
..:: RESPOSTAS ::..
ResponderExcluirAlunos: Geisse Marques Nº12
Márcio Quadros Nº25
Sala:107.
1)
A)R:Independência da água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
B)R:A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
4)R: ?
5)R:Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Obs: Falta fazer a 4º Questão.
(mayra suelem,ruhama fernandes 107')
ResponderExcluir1-
a)R:não necessitam de água pra a sua reprodução.
b)R:São plantas mais diferenciadas, com raiz, caule e folhas, órgãos que realizam as funções de nutrição e flores que realizam as funções de reprodução, assim como são plantas em que os gametas masculinos são, em geral, desprovidos de cílios ou flagelos, sendo levados para os gametas femininos com o auxílio de tubos polínicos, nas criptógamas, ou plantas sem flores, os gametas masculinos se movimentam na água.Dentro do grupo da fanerógamas existe uma grande divisão em dois subgrupos, as gimnospermas e a angiospermas.
4-R:As flores noturnas.
Alunas:Jéssica Brenda e Carlena de Kássia n°28,10 sala 108 turno 1° 3°EM
ResponderExcluir1-
a)As gimnospermas e as angiospemas ficaram independente da água para reprodução e a formação de sementes.
b) Classificação por sementes.Sendo gimnospermas com sementes nuas e as angiospermas com flores e frutos.
(Vanessa Correa Lima, Valdir Assis dos Reis Filho, Sala 107)
ResponderExcluir5º): O grão de pólen, na verdade CONTÉM e TRANSPORTA o gameta masculino até o estigma, que é a entrada do pistilo - o órgão feminino da flor.
O grão de pólen é uma estrutura capaz de germinar, formar o tubo polínico (que penetra pelo estilete) e depositar no ovário da flor dos núcleos gaméticos - estes, sim, os gametas masculinos. Um deles formará o zigoto junto com o óvulo e o outro formará o endosperma (reserva) da semente.
4)As flores noturnas normalmente são brancas, pois no escuro é mais fácil atrair polinizadores pelo odor. Já as plantas que apresentam flores diurnas costumam apresentar cores brilhantes, o que facilita a identificação pelos seus polinizadores, uma vez que estes, em geral, têm capacidade de distinguir cores.
ResponderExcluir5)Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Alunas BIANCA GOMES E JOSIMERE SILVA
Sala :107
4ª) Existe um processo de cooperação, de co-evolução entre a planta e seus polinizadores.
ResponderExcluirA flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
5ª) O grão de pólen é a fase de vida das fanerógamas conhecida como gametófito, são os grãos de pólen que após entrarem em contato com o pistilo das flores (parte feminina) liberam os gametas masculinos, que serão conduzidos pelo tubo polínico até o gameta feminino.
Alunos: Jorge, Jaynne.
4ª)As flores diurnas utilizam de suas cores para atrairem os polinizadores, já as flores noturnas utilizam de um perfume adocicado para atrairem morcegos e insetos noturnos, que se alimentam de seu nectar e acabam promovendo a polinização.
ResponderExcluir5ª)O grão de pólen é uma estrutura capaz de germinar, formar o tubo polínico (que penetra pelo estilete) e depositar no ovário da flor dois núcleos gaméticos - estes, sim, os gametas masculinos. Um deles formará o zigoto junto com o óvulo e o outro formará o endosperma (reserva) da semente.
(Aluno:Cássio Rafael e Luiz Pedro, Sala: 107)
4º)
ResponderExcluirA flor apresenta atrativos basicamente para atrair seu polinizador, algumas flores diurnas, por exemplo, apresenta uma reflexao da luz ultravioleta com formatos indicando onde o polinizador pode encontrar o nectar (e consequentemente se sujar de polen para leva-lo a outras flores da mesma especie
alunos;paulo henrique reis costa
luis fernando
alan sousa
(Mayra suelem,Ruhama fernandes 107)
ResponderExcluirO grão de pólen, na verdade CONTÉM e TRANSPORTA o gameta masculino até o estigma, que é a entrada do pistilo - o órgão feminino da flor.
O grão de pólen é uma estrutura capaz de germinar, formar o tubo polínico e depositar no ovário da flor dois núcleos gaméticos.
1°)
ResponderExcluira)Devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
b)É baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
4°)
A flor apresenta atrativos basicamente para atrair seu polinizador, algumas flores diurnas, por exemplo, apresenta uma reflexao da luz ultravioleta com formatos indicando onde o polinizador pode encontrar o nectar (e consequentemente se sujar de polen para leva-lo a outras flores da mesma especie).Já as flores noturnas, ou seja, que florecem ou abrem na ausencia de luz, apresetam atrativos diferenciados. Um desse atrativos é o odor acentuadissimo.
5°)
Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Alunos:Dennis Reis e Leno Atálison/ Turma 107
..:: RESPOSTAS ::..
ResponderExcluirAlunos: Geisse Marques Nº12
Márcio Quadros Nº26
Sala:107.
1)
A)R:A independência de água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação dessas sementes.
B)R:Classificam-se pelas fanerógamas em gimnospermas e angiospermas,baseiase no fato de que nas angiospermas um fruto envolve a semente, já no gimnosperma não ocorre com as sementes que são "nuas".
4)R:Existe um processo de cooperação, de co-evolução entre a planta e seus polinizadores.
A flor se abre a noite (noturna) e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
Já a plantas "diurnas", os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
5)R:Gametófitos estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo que, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos "grãos de pólen" e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético.
O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Obs:Essas questões são válidas.
01_ a) Sem nessecidade para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
ResponderExcluirb) A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
04_ A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
05_Gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Alunos:Felipe Gustavo N;11
Paulo Rodrigo N:32
Eleilson N:7
5- o grão de pólem abriga o gametófito masculino maturo que formara os gametas masculinos.
ResponderExcluirAlunas: Lunara Sonayra e Milena Gabriela
Sala: 107
1)aIndependência da água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
ResponderExcluirb) A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
alunos:Rosilene e Euclides
4°:As flores noturnas normalmente são brancas, pois no escuro é mais fácil atrair polinizadores pelo odor. Já as plantas que apresentam flores diurnas costumam apresentar cores brilhantes, o que facilita a identificação pelos seus polinizadores, uma vez que estes, em geral, têm capacidade de distinguir cores..
5° Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
1°)a)Os gimnospermas são plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio. Um exemplo é o Pinheiro que usamos no Natal.
ResponderExcluirAs angiospermas são plantas que, são adaptadas a varios ambientes ex:a mangueira
b°)As fanerógamas são encontradas em todos os ambientes terrestres. As fanerógamas são divididas em dois grupos informais: gimnospermas e O grupo das
gimnospermas reúne quatro divisões: Coniferophyta (coníferas), Cycadophyta (cicadófitas), Gnetophyta (gnetófitas) e
Ginkgophyta (gingófitas). O grupo das angiospermas contém apenas uma divisão: Anthophyta ou Magnoliophyta. As
angiospermas compreendem duas classes: Monocotyledones ou Lilipsida (monocotiledôneas) e Dicotyledones ou
Magnoliopsida (dicotiledôneas)
4°) A flor apresenta atrativos basicamente para atrair seu polinizador, algumas flores diurnas, por exemplo, apresenta uma reflexao da luz ultravioleta com formatos indicando onde o polinizador pode encontrar o nectar (e consequentemente se sujar de polen para leva-lo a outras flores da mesma especie).
Já as flores noturnas, ou seja, que florecem ou abrem na ausencia de luz, apresetam atrativos diferenciados. Um desse atrativos e o odor acentuadissimo (Dama da noite, uma orquidea filipina chamada Angraecum infundibulare), outro e a intensificação um formato proprio para dar ao polinizador (no caso morcegos) a chance de lamber o nectar ao voar por cima da flor.
5°) O grão de pólen, na verdade CONTÉM e TRANSPORTA o gameta masculino até o estigma, que é a entrada do pistilo - o órgão feminino da flor.O grão de pólen é uma estrutura capaz de germinar.Um deles formará o zigoto junto com o óvulo e o outro formará o endosperma (reserva) da semente.
Aluna: Arlena cristina
Sala:108 Turno:1 Sere:3ano
1-a)R=o surgimento de elementos que permitiram a fecundaçao sem a necessidade de agua para o deslocamento do gameta masculino,e a reproduçao em ambas é sexuada.
ResponderExcluirb)R=a reproduçao sexuada,pois as Gimnospermas,posuem sementes,mas não formam frutos.suas sementes são chamadas nuas,as Angiospermas possuem sementes abrigadas no interior de frutos.
4)R=As flores das plantas apresentam, entao, caracteristicas q incentivam a polinização por agentes especificos (vento, aves, mamiferosm, insetos, morcegos, etc.). As flores diurnas apresentam incentivos para os animais diurnos (cores mais vermelhas para atrair passaros por exemplo, ou nectarios para atrair borboletas e mariposas). Ja as plantas noturnas apresentam incentivos para os animais noturnos (flores na parte mais baixa da planta onde pode ser alcançada pro pequenos ratos ou nectario extremamente cheiroso e localizado no alto para morcegos conseguirem nectar em pleno voo).Esse processo se chama polinizaçao.São estruturas relacionadas à reprodução sexuada das angiospermas. É nelas que ocorre a fecundação (união das células reprodudoras).
5)R=Porque esses grãos de pólen são transportados até o óvulo pelo vento(anemofilia),ao chegar ao óvulo,o grão de pólen encontra umidade e germina,desenvolvendo uma estrutura chamada tubo polínico,que corresponde ao gametófito masculino maduro e que leva o gameta masculino até o feminino no interior do óvulo.Apos a fecundaçao,surge o zigoto que dá origem ao embrião,e o óvulo transforma-se em semente.
Alunos:CARLA RAFAELLI,DIEGO MOIZES E ELZIENY SIQUEIRA. Sala:108 Turno:Manhã
Ediane Cristina e Helany do Socorro.Sala:108
ResponderExcluir1ª.a)Ambas são fanerógamas (possuem órgãos reprodutores visíveis)
Ambas possuem sementes (espermatófitas) - aquisição mais importante, pois enquanto a gerrminação do esporo tem q ocorrer imediatamente após a sua liberação, a semente pode aguardar o momento mais propício para se desenvolver.
Ambas possuem o Tubo polínico (estrutura celular que funciona como um sifão para levar os gametas masculinos até os femininos).
Nas angiospermas surge o fruto, importante pra distribuição das sementes.
b)As gimnospermas marcam evolutivamente o aparecimento das sementes como consequencia da heteroporia,que é a produção de dois tipos de esporos, um masculino e outro femenino. São plantas traqueófitas, pelo fato de possuírem vasos condutores do tipo xilema e floema. Outro aspecto típico das gimnospérmicas, principalmente das coníferas, é a produção de resina, que as protege do ataque de insectos e fungos. Todas as plantas gimnospérmicas são terrestres, e embora apresentem tamanhos variados são sempre árvores ou arbustos. As coníferas são o grupo de gimnospérmicas mais numeroso e de maior distribuição atual.
4ª- Algumas flores diurnas, por exemplo, apresenta uma reflexao da luz ultravioleta com formatos indicando onde o polinizador pode encontrar o nectar.Já as flores noturnas, ou seja, q florecem ou abrem na ausencia de luz, apresetam atrativos diferenciados. Um desse atrativos eh o odor acentuadissimooutro eh a intensificaçao um formato proprio para dar ao polinizador (no caso morcegos) a chance de lamber o nectar ao voar por cima da flor.
5ª-O grão de pólen,contém e transporta o gameta masculino até o estigma, que é a entrada do pistilo - o órgão feminino da flor.
Camila Fernanda e Francisca Dhieiciane sala 108.
ResponderExcluir1ªa- a) Independência da água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
b) A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
4)As flores noturnas normalmente são brancas, pois no escuro é mais fácil atrair polinizadores pelo odor. Já as plantas que apresentam flores diurnas costumam apresentar cores brilhantes, o que facilita a identificação pelos seus polinizadores, uma vez que estes, em geral, têm capacidade de distinguir cores.
5)Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
Aluno: Cássio Barros Nº 11
ResponderExcluirSala: 108
1)
a) Independência da água para a fecundação, devido à formação de tubo polínico e formação de sementes.
b) A classificação das fanerógamas em gimnospermas e angiospermas é baseada no fato de que nas angiospermas a semente é envolvida por um fruto, o que não ocorre com as sementes de gimnospermas que são "nuas".
4)As flores noturnas normalmente são brancas, pois no escuro é mais fácil atrair polinizadores pelo odor. Já as plantas que apresentam flores diurnas costumam apresentar cores brilhantes, o que facilita a identificação pelos seus polinizadores, uma vez que estes, em geral, têm capacidade de distinguir cores.
5)Gametófitos são as estruturas que produzem os gametas dos vegetais. Sendo assim, o gametófito masculino das gimnospermas e angiospermas corresponde aos grãos de pólen e o tubo polínico enquanto que o gameta é o núcleo espermático ou gamético. O gametófito feminino é o saco embrionário do óvulo vegetal e o gameta é a oosfera.
1)a-O grupo das Gimnospermas é composto por plantas que têm sementes mas não produzem frutos.Por isso é o Grupo das “sementes nuas “, sem o fruto que as protege. Essa divisão encontramos plantas terrestres e adaptadas ao clima temperado e frio.
ResponderExcluirO outro grupo das Angiospremas é composto por plantas com sementes e com frutos.Ou seja: é a semente protegida pelo fruto. É a divisão onde encontramos mais espécies, que são encontradas em vários ambientes.
b-Fanerógamas são aquelas plantas que têm a estrutura produtora de gametas bem visível, na prática estas estruturas produtoras de gametas são as frutas, sementes e flores.
Como as angiospermas produzem frutas, flores e sementes e as gimnospermas produzem sementes, elas são chamadas de fanerógamas.
4-Existe um processo de cooperação, de co-evolução entre a planta e seus polinizadores.
A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização.
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
5)R= O grão de pólen, na verdade CONTÉM e TRANSPORTA o gameta masculino até o estigma, que é a entrada do pistilo - o órgão feminino da flor.
O grão de pólen é uma estrutura capaz de germinar, formar o tubo polínico (que penetra pelo estilete) e depositar no ovário da flor dois núcleos gaméticos - estes, sim, os gametas masculinos. Um deles formará o zigoto junto com o óvulo e o outro formará o endosperma (reserva) da semente.
aluna:DARLENA CRISTINA SALA:108 Nº12
continuação....
ResponderExcluirSala 107- Lunara Sonaya e Milena Gabriela
4-A flor se abre a noite e exala um perfume adocicado que atrái morcegos e insetos noturnos que ao se alimentar do néctar acaba promovendo a polinização (fertilização).
Já a plantas diurnas, os polinizadores são atraídos por suas cores e assim se dá o processo de polinização.
aluna:isabelle sala: 107
ResponderExcluir1ª)a)gimnospermas possuem sementes,mas não formam frutos, suas sementes são chamadas de nuas,pois não estão abrigadas no interior de frutos. angiospernas possuem sementes abrigadas no interior de frutos e são resultantes de desenvolvimento do ovário da flor.
b)a de possuir sementes pois os fanerógamas tem uma estrutura produtora de gametas bem visível.
2ª)a dama da noite usa o cheiro para atrair animais para polonizar,o mesmo acontece com as diurnas,porém os animais são atraidos pelas cores que ajudam na reprodução.
3ª)porque apresenta envoltório resitente e abrigando o gametófico masculino imaturo,que formará os gametas masculino,e na verdade o grão de polém é um esporo.
Emanuelly e Brenda sala:107
ResponderExcluircont. 5-O grão de pólen é a fase de vida das fanerógamas conhecida como gametófito, são os grãos de pólen que após entrarem em contato com o pistilo das flores (parte feminina) liberam os gametas masculinos, que serão conduzidos pelo tubo polínico até o gameta feminino, a oosfera.
25 de novembro de 2010 06:31