Ainda como atividade complementar para a 2ª avaliação, os alunos das turmas 101, 102 e 103( 1ª série do ensino médio) realizaram mais uma aula prática no laboratório multidisciplinar, desta vez eles preparam lâminas citológicas para visualização microscópica, distribuir por equipe roteiros para que seguissem o comando para a realização do experimento.Com um estilete extraíram das escamas internas da cebola, porções da epiderme e mergulharam em soluções hipotônicas e hipertônicas por quinze minutos. Passado os quinze minutos,com o auxílio do estilete retiraram a epiderme de ambas as soluções e colocaram em lâminas espalhando com um pincel molhado, em seguida cobriram com a lamínula, retiraram o excesso de água com o papel absorvente e levaram para visualização na microscopia de luz. Depois da visualização nas objetivas de 4x e 10x, os alunos desenharam as estruturas observadas.As imagens observadas na microscopia de luz foram refletidas na tela de vídeo para que todos os alunos visualizassem com mais nitidez.
Segue as fotos da atividade realizada:
Preparação e visualização de lâminas citológicas |
Dentre os desenhos feitos pelos alunos, escolhi apenas um e postei. Segue abaixo:
na ultima aula de biologia,entendemos que lamarck fez uma lei que diz que uma adaptação de um orgão faz com que ele seja mais utilizado,e que pro individuo viver em um local ele tem que sofrer transeormações ou adatações.
ResponderExcluirdarwin:diz que os seres que constituem uma esecie ñ são todos iguais,existem aqueles que nascem com váriações positivas que se tornam mais adatados ao meio de sobrevivência,e osque nascem com variações negativas que se tornam menos adatados.
neodarwinismo:com o avanço genetico,o meio seleciiona aques que apresentam variações geneticas favoraveis,tais variações geneticas sãõ transmitidas de geração a geração ou seja as gerações seguintes.achamos a ultima aula muito interessante.
aunos:Ewellyn da silva arújo Nº09
gabriel fernando Nº11
sala:104 série:2º turno:manhã